top of page
Buscar
  • Foto do escritorPatrícia NunesTavares

Tempo, tempo, tempo


Ah, o tempo. Recurso tão precioso, talvez o mais importante da vida, e às vezes tão escasso. Como controlar o tempo? Isso partindo do princípio de que somos capazes de controlá-lo, de que não somos controlados por ele. É nisso que acredito. Somos senhores do tempo. Somos responsáveis por esse recurso. Como você usa o seu tempo? Já fez as "contas"?

Eu já. Refleti muito tempo sobre isso, depois de ter ouvido também por muito tempo que o tempo é o recurso mais importante à nossa disposição. Como ser mais efetiva em relação ao uso dele? Seja consciente. Pense sobre o que realmente ama fazer, sobre sobre propósito. O que é realmente importante para você. Fiz a minha lista de prioridades e coloquei foco nela, no que realmente importa para mim. Dispensei o que chamo de "distratores" (estímulos que servem para nos distrair).

Infelizmente, nesse mundo, o qual gosto de usar a definição de Matriz, há muitos "distratores". Talvez uma das principais fontes de distração sejam os nossos pensamentos, que muitas vezes nod desvia de nosso principal foco, que deveria ser "nós mesmos". Cada um com foco na sua própria existência, no momento presente e em todas as gratificações que a existência nos traz. Fazemos justamente o contrário, foco no passado, em relações antigas, nos nossos chamados "fracassos", numa frequência baixíssima. Ou passeamos por um futuro que nos acarreta ansiedade, angústia. Esquecemos facilmente do foco, e passeamos nesse pêndulo do tempo. Em que passado, presente e futuro não existem, fazem parte desse mesmo continuum e se embaralham, deixando a nossa visão turva, perdida.

Importante sobre o tempo, não há um "senhor do tempo", o tempo é seu próprio senhor. Muitas vezes ficamos angustiados pela tentativa frustrada de controlá-lo, isso não é possível. Permita que ele corra livremente. O tempo "gosta" de liberdade. O tempo segue seu fluxo inexorável, cabe a nós embarcarmos nessa "onda", seguir o fluxo, surfando nas ondas do tempo.

Domar o tempo talvez seja um desejo do Ego, com certeza. Essa vontade vem do Ego, de controlar, de segurar, apegar. Cabe a nós controlar e domar sim, mas o Ego. O tempo, ah, esse espertinho, ele tem vida própria. E não nos cabe controlá-lo e sim, aproveitá-lo.

Faça uma lista do que em sua vida representa uma perda de tempo, e fique atento. Tempo não só é dinheiro, tempo é um recurso vital. Quem perde tempo, perde vida.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page