top of page
Buscar
  • Foto do escritorPatrícia NunesTavares

Cair e Levantar: a Arte de Viver Bem

Você já ouviu falar sobre resiliência e QA (quociente de adversidade)? Sabe-se que quanto maior o quociente de adversidade maior será a resiliência. Mas o que é resiliência? Resiliência é a capacidade dos corpos de voltarem ao estado original. No comportamento humano, vemos a resiliência como a velocidade que cada indivíduo volta ao estado original, depois de sofrer um golpe, viver uma crise, perder um ente querido. Pessoas com boa resiliência rapidamente se levantam e têm a capacidade de sair do sofrimento mais rapidamente. Se pensarmos na inteligência emocional e nas habilidades relacionadas ao sucesso, a resiliência é a mais importante.


Para ter sucesso é preciso aprender a lidar com os altos e baixos e normalmente isso vem com o tempo, por isso as pessoas com mais idade tendem a ter a resiliência mais desenvolvida. Em contrapartida, dados estatísticos revelam que os jovens estão apresentando uma resiliência abaixo da média. O que fazemos enquanto pais que contribui para a resiliência baixa? Estamos criando divas, jovens que desistem muito rápido e que tem os bens de consumo muito rápido, que são poupados exageradamente do sofrimento e quando caem precisam de muita ajuda para levantar. E como manter o sucesso? Para ter e manter o sucesso é preciso aliar sustentabilidade à resiliência. Muitos executivos estão desesperados porque constataram que querer não é poder, poder é querer + resiliência. Sem resiliência não se consegue nada sustentável. 75% dos lideres mundiais vieram de condições negativas, de desarmonia total, de baixa auto

estima. Pense bem: se a sua família de base é desafiadora você tem mais chance de ser um líder mundial! Incrível! Por isso não tenha inveja de quem veio da família perfeita.


Mas de onde vem a habilidade de liderar com sucesso? Vem da resiliência e da capacidade de aprender a lidar com problemas. A resiliência afeta o QI (quociente de inteligência), que seria a soma de todo o conhecimento. Num projeto você não vai usar o seu QI todo, somente uma parte. E então a vida exige mais de você e quanto mais a vida exige mais aumenta a sua capacidade de dar conta da demanda, mais aumenta a sua capacidade de resolver problemas. Às vezes a pessoa de alto QI trava sob pressão, não conseguindo acessar o seu QA. Há uma correlação entre QI e QA, quanto mais QA se tem há mais entrada no QI.


O mundo reconhece quem entrega e a capacidade emocional vai fazer a diferença. Não adianta só ter capacidade intelectual e travar no momento de pressão. E você, como está a sua resiliência e o seu quociente de adversidade?




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page