A culpa é de quem?
- Patrícia NunesTavares
- 27 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Sobre a palavra culpa e substituição dela pela palavra responsabilidade

Não conseguiu a promoção que você queria? Já sei, a culpa é da crise. Não conseguiu passar na prova da auto-escola? Já sei, a culpa é do avaliador muito rígido e com cara de poucos amigos. Sua namorada te deixou? Já sei, a culpa é dela que não soube te perdoar e te aceitar como você é.
Já sei, você tem desculpa pra tudo somente pra tirar a culpa de cima de você. E colocar no outro, no ambiente, na vida, nos seus pais, no seu país, nos governantes.
"Hello! Só pra deixar bem claro: o "país" da culpa e da desculpa não existe, Alice. O que existe é a responsabilidade, que é toda sua"
A responsabilidade em mudar a sua vida é totalmente sua. A responsabilidade pela qualidade das suas relações é totalmente sua. A responsabilidade por toda e qualquer mudança de atitude, de status, de situação de vida, é sua. Só pra te avisar: Você não muda ninguém. Eu sou psicóloga. Existe muitos mitos em torno dessa profissão. E mesmo "egos inflados e tolos" de profissionais que dizem: Eu mudo pessoas! Mentira! Ninguém muda ninguém. Acredito na força do diálogo como ferramenta de mudança. Diálogo que se pode ter com um psicólogo. Ele vai te mostrar diferentes perspectivas na mesma situação. Mas ainda assim, a escolha de mudar o seu posicionamento, a sua atitude, é totalmente sua.
Outro dia a mãe da minha companheira perguntou indignada a ela, que engordava a olhos vistos: Mas ela não é coach de emagrecimento?!? Eu perguntei a minha companheira, em casa, ao saber da situação: Mas você disse a sua mãe que não quer fazer dieta? Simples assim, a culpa não é minha, a responsabilidade é sua.
Ninguém tem culpa de nada. Não mesmo! Temos responsabilidade! Mas temos desculpa pra tudo. Um vasto repertório. Tem gente que se especializou em criar justificativas e nem atualizou o currículo com essa especialidade. Afinal, são anos de estudo e capacitação. Merece menção no CV. Você não acha?
Na minha profissão eu mostro as pessoas o quanto elas estão se "escondendo"atrás de suas justificativas, suas desculpas, e o quanto de potencial, o quanto de habilidade e de condições elas tem para mudar a situação que estão vivenciando.
O coaching, a terapia, não mais é do que um reconhecimento, um agregar de informações que sempre estiveram aí, com todos vocês, mas que estavam escondidas do seu olhar, acostumado a olhar pra "fora", e não pra dentro. Pro seu "jardim", pro seu legado, pra sua vida. A sua RESPONSABILIDADE!



Comentários